• CesarMFM edited about 1 year ago
    Olá pessoal.

Como sabemos, as informações disponíveis no Discogs são colaborações dos próprios usuários, tanto aqui do Brasil, como do resto do mundo.

Também sabemos, que muitas colaborações não estão 100% completas e em muitos casos, os dados podem estar "incorretos", justamente pela carência de algumas informações.

No intuito de colaborar com a qualidade dos dados, foi criado o profile AMZ Mídia Industrial S.A. - CNPJ: 14.919.768/0001-78 (de 20/01/2012 até 04/02/2016 - Baixada para Incorporação)

Em meados de 2012, a AMZ Mídia Industrial S.A., que terá gerenciamento compartilhado por ambas as fábricas.

Em muito releases, a AMZ Mídia usará a mesma localização da Videolar (Av. Solimões, 505), entretanto, nós podemos encontrar alguns releases que saíram com o endereço da Microservice (Av. Cupiúba, 260).

Não foram registrados novos SID Codes, a AMZ Mídia simplesmente "herdou" todo o maquinário e os SID Codes que foram originalmente licenciados para a Microservice e a Videolar pela Philips/IFPI desde 1994.

"Mastering SID Codes" (impresso pelo maquinário de masterização do glass master).
    > ex-Microservice = IFPI L363 e IFPI L364
    > ex-Videolar = IFPI L563 e IFPI L564

"Mould SID Codes" (impresso pelo maquinário de replicação dos discos prensados)
    > ex-Microservice = IFPI 54**
    > ex-Videolar = IFPI 96**

O formato da matriz está baseada no último padrão da Microservice (de 2003 a 2012), acrescentando AMZ e a sigla P.P.I.M. (Produzido no Polo Industrial de Manaus) como principais identificadores + IFPI L363/L364 ou IFPI L563/L564 mastering SID Codes. Se prensado na mesma localização da fábrica, o IFPI 54** ou IFPI 96** Mould SID Code também será impresso na área de molde do disco.

Em meados de 2014, também será possível visualizar um "R" estilizado na matriz do disco, que deverá ser creditado como [One-Red "R" logo]. Para maiores detalhes, consulte o profile da One-Red aqui no Discogs.

Abaixo, temos todas as variações para o formato da matriz nos discos fabricados pela AMZ Mídia, de 2012 a 2014:

AMZ xxxxxxM0yymmddTTT00 zzzzzzz
    P.P.I.M. AMZ xxxxxxM0yymmddTTT00 zzzzzzz
    P.P.I.M. AMZ xxxxxxM0yymmddTTT00 zzzzzzz ["R" logo] (ver "NOTA")

P.P.I.M. = Produzido no Polo Industrial de Manaus
    xxxxxx = Ordem de serviço ou numero de catálogo do disco mestre (glass master)
    M0 = Identificador do maquinário/planta do disco mestre (glass master)
    > M1 ou M5 = IFPI L563
    > M2 = IFPI L564
    > M3 = IFPI L363
    > M4 = IFPI L364
    yymmdd = ano-mês-dia de fabricação do disco mestre (glass master)
    TTT00 = tipo de mídia + 2-digitos numéricos:
    > ANC / TNC / ALC / TLC / AVC / TVC / AEC = CD
    > ENC / EEC = Enhanced CD
    > V5D / H5D / A5D = DVD5 (single layer)
    > V0D / H0D = DVD9 (dual layer), layer 0
    > V1D / H1D = DVD9 (dual layer), layer 1
    > V0B = Blu-ray
    zzzzzzz = número do catalogo/identificador do distribuidor.
    ["R" logo] = [One-Red "R" logo]

NOTA: para o formato que possuir um "R" logo na matriz, a inscrição IFPI para identificação o "Mastering SID Code", estará localizado abaixo da sigla "P.P.I.M.", com a omissão do prefixo "L". Para evitar a inclusão de um SID Code inexistente/inválido, faça o crédito de "Mastering SID Code" com acréscimo do prefixo "L", em conformidade com a licença da planta e a norma IFPI.

Em meados de Dezembro/2014, a AMZ Mídia encerra as suas atividades com fabricação de mídias.

Em meados de Outubro/2015, a Rimo Entertainment transfere sua fábrica localizada na "Rua Içá, 100" para essa localização (Av. Solimões, 505), que foi renomeada para "Av. Guaruba, 585" no mesmo ano.

Em meados de Dezembro/2015, a AMZ Mídia foi incorporada pela Videolar Innova S/A e cancelou seu CNPJ 14.919.768/0001-78 em 02-04-2016.

==============================================

AMZ Mídia site:
    https://web.archive.org/web/20131209192135/http://www.amzmidia.com.br/index.htm

O surgimento da AMZ Mídia se deu iniciou em 28 de Maio de 2012 (via DECRETO No. 32,871 - 2º CONSIDERAÇÂO)
    https://online.sefaz.am.gov.br/silt/Normas/Legisla%C3%A7%C3%A3o%20Estadual/Decreto%20Concessivo/Ano%202012/Arquivo/DC%2032871_12.htm

A AMZ Mídia encerrou as suas atividades em Dezembro/2014 e incorporada em Dezembro/2015 (via Demonstrações Financeiras de 2015 da Videolar-Innova)
    https://www.innova.com.br/wp-content/s/2022/11/Demonstracoes-Financeiras-2015.pdf

A fábrica da Sonopress-Rimo se transferindo para a localização da AMZ Mídia em Outubro/2015 (via DECRETO No. 36,314 - PROPOSIÇÂO No. 143)
    https://online.sefaz.am.gov.br/silt/Normas/Legisla%C3%A7%C3%A3o%20Estadual/Decreto%20Concessivo/Ano%202015/Arquivo/DC%2036.314_15.htm

==============================================

• Show this post
    CesarMFM
    No intuito de colaborar com a qualidade da informação, foi criado o profile AMZ Mídia,

Qual a necessidade disso? Por que não continuar usando AMZ Mídia Industrial S.A. como Glass Mastered At?
    Não se faz uma coisa dessas aqui sem proposição, justificativa e consenso no Fórum aberto internacional.

• Show this post
    CesarMFM
    No intuito de colaborar

lbamaral
    sem proposição, justificativa e consenso no Fórum aberto internacional

Prezado, Cesar.

Como de costume, o trabalho que você realiza no Discogs é louvável, seja pela pesquisa feita com esmero, organização das informações ou precisão no uso da linguagem. Gostaria que aceitasse meus cumprimentos pela suas colaborações e participação na comunidade. Contudo, todos sabemos que as diretrizes, apesar de não serem leis estáticas, devem ser respeitadas no intuito de manter um bom funcionamento da página associado a um convívio harmonioso entre usuários iniciantes e avançados.

Sendo assim, vejo que você foi precipitado ao criar Flávio Venturini - Não Se Apague Esta Noite) sem uma proposta útil, comunicada e discutida previamente no fórum international ou mesmo no grupo Brasil, que justifique o surgimento de novo perfil para a etiqueta 'Glass Mastered At' . Sem que isso aconteça, não haverá maneira de seguir RSG §14.1.2 na atualização de todas as entradas que tenham [AMZ logo] inscritas na área de matriz dos CDs.

Eu queria que várias questões fossem resolvidas neste site, a começar pela revisão das (abstrações e contradições nas) diretrizes, a nomeação de moderadores (experientes, justos e íntegros) e a realização de minhas propostas. Entretanto, por mais que pensemos que possamos ajudar e que nasça em nós a vontade de mudar alguma coisa, é preciso trabalhar nossas ideias em grupo antes de transformá-las em ação. A arbitrariedade, ainda mais quando isolada, nunca vai ser aceita ivamente pela maioria esmagadora das pessoas. E isso é ruim. Peço que reconsidere suas intervenções à luz desta mensagem, reverta, por gentileza, sua edição na entrada citada e posicione-se em relação ao código de conduta compartilhado neste banco de dados.

• Show this post
    Por favor faça uma atualização do perfil existente da AMZ com os dados adicionais sobre matrizes.
    Ou abra uma discussão no lugar apropriado, apresente uma proposta e espere consenso para a invenção de um perfil novo para uma companhia que já existe.

lbamaral
    Qual a necessidade disso? Por que não continuar usando AMZ Mídia Industrial S.A. como Glass Mastered At?
    Não se faz uma coisa dessas aqui sem proposição, justificativa e consenso no Fórum aberto internacional.

Fiz a adição com base nas outras colaborações que temos aqui, usualmente, não se utiliza o nome completo da empresa em "Glass Mastered At" e sim, um Label que melhor se assemelha ao conteúdo da matriz do disco, veja alguns exemplos:

Manufactured By - Microservice - Microfilmagens E Reproduções Técnicas Da Amazônia Ltda.
    Glass Mastered At - Microservice

Manufactured By - Videolar Innova S/A
    Glass Mastered At - Innova (2)

Manufactured By - Sonopress-Rimo da Amazônia Indústria e Comércio Fonográfica Ltda.
    Glass Mastered At - Sonopress Brasil

Manufactured By - Sony Music Entertainment (Brasil) Ind. E Com. Ltda.
    Glass Mastered At - SME Brasil

Manufactured By - AMZ Mídia Industrial S.A.
    Glass Mastered At - AMZ Mídia

No caso da AMZ Mídia Industrial S.A., a expressão "AMZ" já está em uso, então criei como "AMZ Mídia", que seria a referencia mais próxima. O próprio site deles usa "AMZ Mídia" como referencia ("http://www.amzmidia.com.br")

No profile do "AMZ Mídia", também segui o padrão, deixando claro seu uso especifico para "Glass Mastered At" e manter o uso de "AMZ Mídia Industrial S.A." para Manufactured By, Manufactured For, Distributed By, etc...

Rep7icant
    Peço que reconsidere suas intervenções à luz desta mensagem, reverta, por gentileza, sua edição na entrada citada e posicione-se em relação ao código de conduta compartilhado neste banco de dados.

E não tive nenhuma má intensão de prejudicar o conteúdo do site, apenas segui o padrão que vejo em diversas colaborações, sempre foi utilizado Labels diferentes para "Glass Mastered At" e "Manufactured By" e no release do Flávio Venturini - Não Se Apague Esta Noite notei que foi utilizado um único Label para "Glass Mastered At" e "Manufactured By".

Pareceu tão natural para mim, que simplesmente criei um novo Label para ser usado em "Glass Mastered At" e ainda abri esse post para noticiar a novidade... não imaginei que isso geraria tanta discórdia.

Ok, posso ter me precipitado em adicionar o Label sem fazer uma consulta prévia aqui pelo Fórum... me deixei levar pelo "padrão" comumente utilizado pelas outras colaborações, como exemplifiquei na resposta logo acima.

Vejo que o Label AMZ Mídia já foi precipitadamente excluído do Discogs, sem que eu pudesse me justificar do porque ter criado ou sem que houvesse um debate/votação aqui nesse post que abri e poderia ser usado para tal.

De qualquer forma, estou abrindo votação para que todos possam colaborar com as suas opiniões.

Tema do Debate/Votação:
    Decidir se devemos criar ou não, um Label especifico para "Glass Mastered At", quando encontrado a expressão "AMZ" na matriz dos discos fabricados pela AMZ Mídia Industrial S.A.

A) Não criar Label especifico para "Glass Mastered At"... deixar em branco ou usar o nome da companhia inserida em "Manufactured By";

B) A favor de criar um Label especifico para "Glass Mastered At"... porém, utilizar "AMZ(3)" ao invés de "AMZ Mídia";

C) A favor de criar um Label especifico para "Glass Mastered At"... utilizando "AMZ Mídia", em função do Label "AMZ" já estar em uso;

Sintam-se livres para adicionar mais alguma opção, se julgar necessário.

O assunto será encerrado com o voto da maioria, portanto, participe.

• Show this post
    CesarMFM
    usualmente, não se utiliza o nome completo da empresa em "Glass Mastered At" e sim, um Label que melhor se assemelha

Isso não é regra, é exceção. Os 4 casos citados (Microsevice, Sonopress-Rimo, Videolar e Novodisc) só precisaram ter uma marca (nome fantasia) para o Glass Mastered At porque todas tinham mais de uma unidade de fabricação em 2 lugares diferentes e em nenhum dos casos é dito nos releases que a matriz foi feita p.ex na fábrica de SP enquanto a manufatura só ocorreu em Manaus.
    Outras companhias no Brasil e no mundo tem na matriz um logo ou nome diferente do nome de registro da empresa, e só por isso são aceitos "atalhos" tipo Innova (2). No caso da AMZ não há ambiguidade em relacionar o que diz o logo na matriz com o nome da companhia. Não tem problema nenhum colocar no GMA o nome completo/legal da empresa se é assim que ela está registrada no Discogs e mencionada nos impressos.
    Faça uma pesquisa por Pressed By ou Glass Mastered At (que são LCCN quase que exclusivamente derivados do que aparece na matriz dos CDs e DVDs) por [Nomedacompanhia] Ltd. / [Nomedacompanhia] Inc. / [Nomedacompanhia] SA de CV / [Nomedacompanhia] SAIC etc que vc vai achar mais do que espera

• Show this post
    lbamaral
    Faça uma pesquisa por Pressed By ou Glass Mastered At (que são LCCN quase que exclusivamente derivados do que aparece na matriz dos CDs e DVDs) por [Nomedacompanhia] Ltd. / [Nomedacompanhia] Inc. / [Nomedacompanhia] SA de CV / [Nomedacompanhia] SAIC etc que vc vai achar mais do que espera

Pois então, o Glass Mastered At que adicionei, faz parte desse padrão de nomes derivados das companhias, ou seja, "[Nomedacompanhia] Industrial S.A."... que resultou em "AMZ Midia".

Outro detalhe importante que considerei, foi o fato do próprio site da companhia utilizar "AMZ Midia" como endereço na web ("http://www.amzmidia.com.br")

Apesar de não ser oficial, vejo muitas colaborações do pessoal informando "[AMZ logo]" na descrição da matriz, ao verem a expressão "AMZ" na matriz, então... porque não adicionar um "atalho" para isso? Um profile especifico para uso no "Glass Mastered At", com todos os detalhes de como ler/interpretar as diversas informações uteis que estão presentes na própria matriz do CD/DVD.

Muita gente faz colaboração e não inclui uma imagem da matriz do CD/DVD simplesmente porque desconhecem que ali pode conter "mais" informações sobre o Release do produto.

A minha intenção, é colaborar para que as pessoas tenham o máximo de informação disponível aqui no Discogs, para que as colaborações não fiquem incompletas ou com dados incorretos, por mera falta de conhecimento.

• Show this post
    O fato é que sua criação só fez foi duplicar uma entidade de LCCN facilmente reconhecível quando buscada no menu, coisa contrária aos esforços de centenas de usuários mundo afora. Em 1 minuto de pesquisa aparecem
    Disc Manufacturing, Inc., Huntsville
    Disc Manufacturing, Inc., Anaheim
    WMG, Inc.
    U.S. Optical Disc, Inc.
    Shape Optimedia, Inc.
    CDP UK Ltd.
    SFH UK Ltd.
    EDC Blackburn Ltd
    O que tem de errado com essas companhias serem creditadas com nome completo nos papéis de LCCN derivados da leitura da matriz? Nada, é por isso que estão em uso.

• Show this post
    lbamaral
    O fato é que sua criação só fez foi duplicar uma entidade de LCCN facilmente reconhecível quando buscada no menu, coisa contrária aos esforços de centenas de usuários mundo afora.

Não se trata de uma duplicação... note que o profile AMZ Mídia (antes de ser excluído) possuía o seguinte campo no seu profile:

Parent Label: AMZ Mídia Industrial S.A.

Além disso, o profile do "AMZ Midia" deixava claro que o seu uso era especifico para "Glass Mastered At" e que devemos manter o uso da "AMZ Mídia Industrial S.A." para Manufactured By, Manufactured For, Distributed By, etc...

Outros "atalhos" como Sonopress Brasil, etc... também possuem os seus respectivos "Parent Label" em seus profiles... não sendo considerados como "duplicidade" de Label.

• Show this post
    Eu não vou mais argumentar. Se você acha que está certo, abra um tópico https://discogs.librosgratis.biz/forum/thread/new/17 no forum internacional pq uma conversa em português em um tópico de grupo não é visível por ninguém que já não esteja envolvido na conversa. Ontem mesmo, 1 hora depois que você criou o label um da Australia te questionou e você o ignorou. São s como ele que você tem que convencer da validade da sua proposta. Que é uma duplicação sim, por favor veja os primeiros comentários e entenda que *todos* os CDs e DVDs que apresentam o logo AMZ são feitos na mesma fábrica e não tem nenhum problema em creditar a mesma entidade para 2, 3, 5 ou 10 papéis de LCCN.

• Show this post
    Só a título de curiosidade: o acrônimo/sigla SRC aparece em mais de 25 mil CDs. Mais de 15 mil associam sem problemas a sigla à Specialty Records Corporation. 78 releases com SRC na matriz são associados a um dos 11 SRC. Nenhum deles é fabricante de CD ou matrizes.
    Alguém acha que faz falta ter um SRC (12) pra colocar nesses 15 mil CDs?

• Show this post
    CesarMFM
    não tive nenhuma má intensão de prejudicar o conteúdo do site, apenas segui o padrão

Além de ninguém ter dito isso, sabemos que você quis colaborar. Porém, o padrão é discussão>consenso>intervenção.

CesarMFM
    Pareceu tão natural para mim

Opinião não sobrepuja diretriz.

CesarMFM
    não imaginei que isso geraria tanta discórdia

Bem-vindo ao Discogs.

CesarMFM
    "padrão" comumente utilizado

Da maneira como você coloca, esse "padrão" é na verdade um desvio do comportamento normal desta comunidade. O que se faz de fato é discutir tudo primeiro, mesmo que frequentemente de maneira infrutífera.

Eu penso que, justamente por se tratar de um banco de dados, é necessário ser pragmático e voltar nossos esforços primeiramente ao caráter utilitário das coisas. Por isso, acredito que o Leandro tem um bom argumento que torna a sua proposta de criação de um novo perfil desútil, já que ela não traria benefícios.

Imagino que você deva estar chateado com as reações negativas. Contudo, discussão não é contenda. A análise de questões em grupo é algo construtivo e muito saudável, desde que conduzido de maneira civilizada, educada, respeitosa. A democracia é o melhor caminho contanto que prevaleça a razão.

• Show this post
    lbamaral
    Eu não vou mais argumentar. Se você acha que está certo, abra um tópico https://discogs.librosgratis.biz/forum/thread/new/17 no forum internacional pq uma conversa em português em um tópico de grupo não é visível por ninguém que já não esteja envolvido na conversa. Ontem mesmo, 1 hora depois que você criou o label um da Australia te questionou e você o ignorou.

Por favor, não fique publicando esse tipo de coisa a meu respeito, eu nunca ignorei ninguém, eu só posso ar o Discogs nas minhas horas vagas.

Já enviei uma mensagem para o usuário australiano, sobre as dúvidas dele.

Também já criei um thread no Forum internacional para ver o que o pessoal de lá tem a dizer sobre isso.
    https://discogs.librosgratis.biz/forum/thread/1025406

O ideal é que todos tenham bom senso na hora de colaborar com o Discogs... é preciso ter em mente que, todas as colaborações são públicas e abertas, ou seja, ninguém é "dono" das suas colaborações, não tente ser aquele tipo de usuário que "ninguém pode mexer no meu conteúdo" só porque alguém acrescentou ou removeu uma virgula.

• Show this post
    CesarMFM
    não tente ser aquele tipo de usuário que "ninguém pode mexer no meu conteúdo" só porque alguém acrescentou ou removeu uma virgula.

Sua memória deve ser curta. Na primeira linha do meu comentário acima está "Por favor faça uma atualização do perfil existente da AMZ com os dados adicionais sobre matrizes". Nem importa se o texto atual fui eu que fiz ou não. Se você tem algo a acrescentar que seja pertinente, verificável e de acordo com as orientações da RSG §19.1.2, faça sem problemas.

• Show this post
    Rep7icant
    Eu penso que, justamente por se tratar de um banco de dados, é necessário ser pragmático e voltar nossos esforços primeiramente ao caráter utilitário das coisas. Por isso, acredito que o Leandro tem um bom argumento que torna a sua proposta de criação de um novo perfil desútil, já que ela não traria benefícios.

Para evitar novos prolemas, poderia me esclarecer uma dúvida que estou tenho como usuário do Discogs?

Por exemplo, sei que aqui no Brasil, temos apenas uma fabrica da Videolar Innova S/A.

Quando navego pelo Discogs, vejo muitas colaborações nesse padrão:

Glass Mastered At - Innova (2)

Ao invés de

Glass Mastered At - Videolar Innova S/A

Porque não foi utilizado um único Label para "Manufactured By" e "Glass Mastered At", como você fez para o Flávio Venturini - Não Se Apague Esta Noite?

Manufactured By - AMZ Mídia Industrial S.A.
    Glass Mastered At - AMZ Mídia Industrial S.A.

Qual a utilidade ou benefício que justifica a criação do Label Innova (2)?

Porque o Label Videolar Innova S/A?

Eu preciso compreender melhor quais são os critérios, pois não consigo encontrar respostas para essas duvidas consultando as regras ou os Guidelines aqui do Discogs.

• Show this post
    CesarMFM

Segundo o que o Leandro disse acima, existe um motivo. Porém, eu gostaria de saber em qual tópico ele foi discutido, pois, ao meu ver, não há utilidade ou benefício em criar-se um perfil para 'Glass Mastered At' para a mesma empresa/fábrica.

CesarMFM
    Porque o Label Innova (2) não está sendo considerado uma duplicidade em relação ao Label Videolar Innova S/A?

Seu questionamento pode ser debatido e, eventualmente, o perfil Videolar Innova S/A. Se você acredita que há algo que possa melhorar, considere propor suas ideias no fórum, o que não significa que elas sempre serão acatadas.

CesarMFM
    Eu preciso compreender melhor

É o que juntos estamos fazendo. Ninguém sabe tudo.

• Show this post
    CesarMFM
    Porque o Label Innova (2) não está sendo considerado uma duplicidade em relação ao Label Videolar Innova S/A?

Concordo plenamente. A mesma balança e as mesmas medidas para todos os casos.
    Adiciono o Discmídia Indústria E Serviços Ltda. apesar de serem o mesmo endereço com diferentes CNPJ.

• Show this post
    Rep7icant
    Segundo o que o Leandro disse acima, existe um motivo.

Pois então, foi com base nesse motivo, ou seja, na existência do identificador "AMZ" na matrix do CD/DVD que me influenciou a criar o "AMZ Midia" ou simplesmente "AMZ (3)"... por isso que fiquei surpreso com a negativa da proposta, que me parecia padrão... só que não.

• Show this post
    Pra deixar claro: matrizes identificam a companhia/estúdio e técnicos desde os tempos do gramofone. Geralmente com iniciais ou símbolos, às vezes com padrões numéricos. Quando os simbolos, monogramas ou iniciais são identificados credita-se Lacquer Cut At. É a mesma coisa com CDs e DVDs com a diferença que os logos, nomes ou siglas são usados em Glass Mastered At. Tem zero diferença creditar Laquer Cut At Polygram Discos Ltda pq vc vê um "200" no runout de um disco Philips, Polydor, DG etc "Made in Brazil" de creditar Glass Mastered At AMZ Midia Industrial SA em um CD com logo AMZ na matriz

• Show this post
    lbamaral
    A mesma balança e as mesmas medidas para todos os casos.

É só debatermos, chegarmos a um consenso e, se as propostas forem aceitas pela maioria, organizarmos mutirão para editar as entradas necessárias.

CesarMFM
    por isso que fiquei surpreso com a negativa da proposta

Eu entendo, Cesar, mas olho esta situação como oportunidade para otimizar e melhorar o uso do banco de dados.

lbamaral
    matrizes identificam a companhia

E, no caso de CDs, também podem fornecer a data (real ou aproximada) de fabricação da matriz que, na minha opinião, é a informação mais importante nessa área desse formato.

• Show this post
    Rep7icant
    Segundo o que o Leandro disse acima, existe um motivo. Porém, eu gostaria de saber em qual tópico ele foi discutido, pois, ao meu ver, não há utilidade ou benefício em criar-se um perfil para 'Glass Mastered At' para a mesma empresa/fábrica.

A criação do profile https://discogs.librosgratis.biz/forum/thread/887644?message_id=9412376&page=2#9412376

• Show this post
    lbamaral
    Adiciono o www.discmidia.com.br no rol, este com o agravante de ser um "url-label" que muitos consideram errado o uso (não resolvido) e com o atenuante de haver duas entradas para a fabricante Discmidia: Discmídia Indústria Brasileira LTDA e Discmídia Indústria E Serviços Ltda. apesar de serem o mesmo endereço com diferentes CNPJ.

Foi aberto algum tópico para discussão desse profile www.discmidia.com.br?
    Teve alguma votação para aprovar isso?
    O usuário simplesmente criou esse novo profile sem consultar ninguém e já está em uso por mais de 5 anos, sem problema algum?

• Show this post
    CesarMFM
    A criação do profile Innova (2) foi decidido por votação lá no Forum Internacional.

Certo, mas o que questionei foi a fonte da convenção em criar novo perfil para a etiqueta 'Glass Mastered At' sem necessidade.

CesarMFM
    O usuário simplesmente criou esse novo profile sem consultar ninguém e já está em uso por mais de 5 anos, sem problema algum?

Sem problema algum... até agora. É só mudar e melhorar algo que foi feito sem o conhecimento ou participação de usuários interessados em contribuir. Não é porque fizeram errado que devemos perpetuar o erro sendo coniventes com maus hábitos alheios.

Rep7icant
    Certo, mas o que questionei foi a fonte da convenção em criar novo perfil para a etiqueta 'Glass Mastered At' sem necessidade.

Porque lá na matriz do CD, tem um "identificador" que será utilizado como crédito para o campo "Glass Mastered At", mas ao invés creditar com o nome completo da razão social da empresa, cria-se um "sublabel" com o mesmo nome desse "identificador".

Quando surgiu a Innova (2), aprovado por votação.

A utilidade que vejo na criação de um "sublabel", é fazer dele um uso mais "especifico" (usar somente em "Glass Mastered At"), bem como, ter em seu profile, informações mais detalhadas sobre seu "escopo de uso", como por exemplo, destrinchar todas as informações que podem ser extraídas da matriz do CD.

• Show this post
    CesarMFM
    cria-se um "sublabel"

Por quê?

CesarMFM
    aprovado por votação

Eu não concordo que as coisas devem ser feitas como todo mundo faz ou porque é tradicional. Sem propósito prático e utilitário, não há sentido. Significa complicar algo sem motivo.

CesarMFM
    A utilidade que vejo [...] é fazer dele um uso mais "especifico" [...] informações mais detalhadas sobre seu "escopo de uso"

Eu não vejo vantagem quando existe apenas uma empresa fabricante, já que essas informações de matriz podem muito bem estar no perfil dela.

Acredito que minha opinião foi compreendida e que meus argumentos foram suficientes para posicionar-me diante dessa questão. Espero que outros usuários participem da discussão, uma vez que é primordial que as pessoas se manifestem.

Rep7icant
    Por quê?
    ...
    Eu não vejo vantagem quando existe apenas uma empresa fabricante, já que essas informações de matriz podem muito bem estar no perfil dela.

Todas as informações sempre vão estar vinculadas ao perfil da empresa fabricante, sendo que, algumas informações mais especificas, "tem a opção" de serem inseridas em um "sublabel", ou seja, um tipo de "subpasta" da empresa principal (o "Parent Label"), para os casos onde a informação possa ter um escopo de uso mais especifico para etiqueta A ou etiqueta B dessa empresa principal.

Enfim, esse conceito de "sublabel" é um recurso disponível pelo site, pode ser útil para alguns ou pode ser inútil para outros... vai do gosto pessoal de cada um.

É como álbum de fotos... alguns preferem guardar todas no mesmo local e outros preferem guardar em subpastas, de acordo com o evento das fotos... vai do gosto pessoal de cada um, porém, todas essas fotos sempre vão estar vinculadas a uma única pessoa... ao dono (produtor) das fotos.

• Show this post
    CesarMFM
    vai do gosto pessoal de cada um

No caso, vai da decisão da maioria mediante a votação corrente. A criação de perfis é algo que impacta o banco de dados, ou seja, diz respeito à toda comunidade. Se foi malfeito, deve ser corrigido ou refeito.

CesarMFM
    É como álbum de fotos

A analogia não se sustenta, visto que um álbum de fotos é algo particular. Já o Discogs é aberto a uma coletividade mundial.

Rep7icant
    A analogia não se sustenta, visto que um álbum de fotos é algo particular. Já o Discogs é aberto a uma coletividade mundial.

Apenas para esclarecer, a analogia se refere ao modelo estrutural de como organizar as coisas.

Modelo 1 (galeria de fotos sem utilizar "subpastas")
    Label "Dono das Fotos" (fabricante)
    ----------------------------------------------------------------------------------
    Release "Fotos do Carnaval" (sem escopo, usar "Dono das Fotos")
    Release "Fotos da Praia" (sem escopo, usar "Dono das Fotos")

Modelo 2 (galeria de fotos utilizando "subpastas")
    Label "Dono das Fotos" (fabricante)
    Sublabel "Carnaval" (específico para o escopo "Carnaval")
    Sublabel "Praia" (específico para o escopo "Praia")
    ----------------------------------------------------------------------------------
    Release "Fotos do Carnaval" (usar sublabel "Carnaval", vinculado ao Parent Label "Dono das Fotos")
    Release "Fotos da Praia" (usar sublabel "Praia", vinculado ao Parent Label "Dono das Fotos")

#####################################

Agora vamos refazer tudo usando os dados do Discogs.

Modelo 1 (sem "Sublabel")
    Label "AMZ Mídia Industrial S.A." (fabricante)
    Release "CD Qualquer" (Glass Mastered At: "AMZ Mídia Industrial S.A.")

Modelo 2 (com "Sublabel")
    Label "AMZ Mídia Industrial S.A." (fabricante)
    Sublabel "AMZ Mídia" (específico para o identificador "AMZ" na matriz do CD)
    Release "CD Qualquer" (Glass Mastered At: "AMZ Mídia", vinculado ao Parent Label "AMZ Mídia Industrial S.A.")

#####################################

Em ambos os modelos, tudo está relacionado a um "único Fabricante", o que difere, é a forma estrutural de organizar as coisas.

• Show this post
    CesarMFM
    a forma estrutural de organizar as coisas

Essa forma estrutural é construída pelos usuários do Discogs mediante discussão, consenso e intervenção.

Você pode enumerar vantagens, benefícios ou utilidade em criar perfil para a etiqueta Glass Mastered At quando existe apenas uma fábrica que produz tudo ao longo da cadeia, inclusive a matriz?

O primeiro grupo de modelos configura uma falsa analogia de tom condescendente (mas que pode ser útil para novatos). Eu sei que (Parent) Label subordina Sub-label. O prefixo sub- indica posição inferior. Eu gostaria de saber o que seria proveitoso com a criação de AMZ (3).

CesarMFM
    tudo está relacionado a um "único Fabricante"

Justamente por isso meu voto é A.

Rep7icant
    Eu gostaria de saber o que seria proveitoso com a criação de AMZ (3).

AMZ (3) é para casar com a impressão "AMZ" da matrix do CD, assim como AMZ Mídia Industrial S.A. foi criada para casar com a impressão "AMZ Mídia Industrial S.A." lá do encarte do CD.

Note que, nunca vamos encontrar a impressão "AMZ Mídia Industrial S.A." dentro da matriz do CD porque o espaço da matriz é limitado, mas a identificação da empresa vai estar ali de forma abreviada ou em forma de logomarca, neste caso em específico, vai estar identificado como "AMZ".

Quando preenchemos "Glass Mastered At", faz mais sentido para o usuário "casar" o termo pesquisado com o identificador que estamos vendo ali na matriz do CD, ou seja, "AMZ".

Você mesmo já deve ter preenchido diversos "Glass Mastered At" selecionando o terno que "casou" com o identificador da matriz, ao colaborar com CD da Sony, CD da Sonopress, CD da Videolar-Innova, etc...

• Show this post
    CesarMFM
    faz mais sentido para o usuário

Bom senso não é o suficiente para navegar nesta página. É preciso estudar as diretrizes, ler as instruções dos perfis, tirar dúvidas com quem tem mais experiência e conhecimento e aprender o funcionamento da plataforma. O sistema não deve se adaptar a cada usuário mas sim o contrário. É um esforço e trabalho constantes para o colaborador que sabe que sempre haverá algo novo para descobrir, refletir, questionar. Eu não acho que AMZ (3) deva ser criado porque, além de ter existido apenas uma fábrica, o usuário tem que entender o sentido e diferença entre os diversos perfis. A pessoa só aprende quando compreende. Do contrário, ela corre o risco de reproduzir erros, já que, sem consciência do que faz, ela não saberá que o resultado do seu trabalho pode tornar-se contraproducente.

CesarMFM
    diversos "Glass Mastered At" [...] ao colaborar com CD da Sony, CD da Sonopress, CD da Videolar-Innova, etc...

O Leandro já explicou o porquê disso.

Rep7icant
    A pessoa só aprende quando compreende. Do contrário, ela corre o risco de reproduzir erros, já que, sem consciência do que faz, ela não saberá que o resultado do seu trabalho pode tornar-se contraproducente.

Eu já contribui com a inclusão de alguns releases e percebo que o banco de dados do Discogs tem como objetivo, auxiliar o usuário no preenchimento dos campos até dar "match" com a informação que o usuário tem em mãos.

Se na parte traseira do CD está impresso "Fabricado pela AMZ Mídia Industrial S.A.", quando o usuário começar a preencher o campo "Manufactured By", num instante o banco de dados vai dar "match" com a informação "AMZ Mídia Industrial S.A." que você está em mãos, e isso é muito legal.

Esse mesmo sistema de "match" vai ocorrer para os mais diversos campos da sua contribuição, incluindo o campo "Glass Mastered At".

Se eu estiver com um CD da Sony em mãos, vou conseguir dar match com o identificador "SME Brasil" da matriz do CD, porque alguém alimentou o banco de dados com o sublabel SME Brasil, apesar da Sony ter somente uma planta em produção no Brasil.

Se o CD for da Sonopress, consigo dar match com o identificador "Sonopress Brasil" da matriz do CD, porque o banco de dados também foi alimentado com o sublabel Sonopress Brasil, apesar da Sonopress ter somente uma planta em produção no Brasil.

Se o CD for da Videolar-Innova, vou dar match com o identificador "Innova" da matriz do CD, via sublabel Innova (2), apesar da Videolar-Innova ter somente uma planta em produção no Brasil.

A única empresa que conseguiu manter duas plantas em produção simultânea por algum período, foi a Microservice, mas logo fechou SP e só ficou a de Manaus, mesmo assim, independente da planta, ao inserir um CD da Microservice, vou conseguir dar match com o identificador "Microservice" da matriz do CD, via profile Microservice.

O banco de dados do Disgocs prevê o match até mesmo para os identificadores mais exóticos, como é o caso do identificador "www.discmidia.com.br" na matriz do CD, via sublabel www.imsgroup.it.

Mas se o usuário tentar dar match com o identificador "AMZ" da matriz do CD, ele não vai conseguir... pois ninguém adicionou um sublabel correspondente a ele no banco de dados, aí quando tentei promover esse "match", adicionando um sublabel para o "AMZ Mídia Industrial S.A.", na melhor das boas intenções, acabou gerando essa grande confusão inesperada.

Mas enfim, para que ocorra o "match" com todas as informações que você tem em mãos, será preciso alimentar o banco de dados do Discogs com os mais diversos "sublabel"... não tem outro jeito.

• Show this post
    CesarMFM
    A única empresa que conseguiu manter duas plantas em produção simultânea por algum período, foi a Microservice, mas logo fechou SP e só ficou a de Manaus

Conta reversa, inventando fatos pra sustentar a tese. BTW, adorei o logo fechou.
    Microservice em SP e Manaus 1992-2011 (19 anos)
    Sonopress-Rimo em SP e Manaus 1993-2014 (21 anos)
    Novodisc Em SP e Manaus 1997-2019 (22 anos)
    CD+ em Fortaleza e Manaus 2000-2008 (8 anos)

(só não aparece ainda o AMZ Mídia Industrial S.A. no topo do menu para quem digita AMZ porque o "AMZ Mídia" não foi invalidado)

• Show this post
    lbamaral
    Microservice em SP e Manaus 1992-2011 (19 anos)
    Sonopress-Rimo em SP e Manaus 1993-2014 (21 anos)
    Novodisc Em SP e Manaus 1997-2019 (22 anos)
    CD+ em Fortaleza e Manaus 2000-2008 (8 anos)

Tranquilo... qualquer hora, vou tentar montar algum tipo de "Guia" para condensar e dessecar o ciclo de vida de cada uma dessas empresas... aí vai facilitar um melhor o a informação para todos aqui do grupo. Quando elas estão espalhadas em diversos profiles pelo Discogs, fica difícil de visualizar o conjunto.[/quote]

lbamaral
    (só não aparece ainda o AMZ Mídia Industrial S.A. no topo do menu para quem digita AMZ porque o "AMZ Mídia" não foi invalidado)

Pelo visto, terá que ser substituído esse "AMZ Mídia" pelo "AMZ (3)" mesmo... para o usuário poder dar match no preenchimento do "Glass Mastered At".

• Show this post
    CesarMFM
    Se eu estiver com um CD da Sony em mãos, vou conseguir dar match com o identificador "SME Brasil" da matriz do CD

Nem sempre CD da Sony tem 'MASTERED BY SME BRASIL' inscrito na matriz, fazendo com que não haja associação entre fabricante da matriz e fabricante do produto final:

Almir Sater - Almir Sater Ao Vivo

Se o usuário não lê as instruções de SME Brasil, pode achar correto usar este selo em qualquer produto Sony do Brasil.

CesarMFM
    não tem outro jeito

Tem sim, e.g., Specialty Records Corporation.

CesarMFM
    terá que ser substituído esse "AMZ Mídia" pelo "AMZ (3)" mesmo

A votação segue aberta e ainda não houve consenso. Qualquer alteração em entradas que desrespeite o andamento ou resultado deste tema será detida com voto E.I sustentado mediante RSG §14.3.3.

CesarMFM
    sublabel www.discmidia.com.br

É aproveitar esta discussão e votação atual para talvez eliminar todos esses subselos inúteis.

CesarMFM
    gerando essa grande confusão inesperada.

Não houve nenhuma grande confusão. É totalmente esperado que, em uma comunidade, haja confronto de ideias. Imagina se todas as pessoas que apenas leem os tópicos do grupo Brasil ou somente aquelas que acompanham esta discussão particiem cotidianamente dos debates manifestando por escrito suas opiniões. Seria uma grande confusão? Absolutamente não. Seria apenas algo que incomodaria quem não está habituado a liberdade de expressão (alheia) em um processo democrático.

CesarMFM
    fica difícil de visualizar

Você é um usuário que contribui e eu reconheço o valor do seu trabalho. Porém, penso que nem tudo tem que ser de mão beijada ou escrito de maneira a subestimar a inteligência das pessoas. Quem não tem o hábito de ler e escrever não consegue participar ativamente do Discogs (ou da vida!). Cada perfil tem o espaço adequado (RSG §18.2.1, RSG §19.1.1) para que qualquer um possa se instruir e ar a operar corretamente com cada um deles. Além do mais, há as diretrizes e o fórum onde muita coisa pode ser apr(e)endida ou discutida. Discogs é um site de compra e venda de mídia física, não rede social com interface amigável onde tudo é projetado para ser intuitivo e utilizado com perícia desde o primeiro contato por pessoas de 3 a 100 anos. Participar do Discogs exige leitura, estudo, pesquisa, trabalho. Para consulta, basta saber ler.

• Show this post
    CesarMFM
    Pelo visto

Pelo visto você não entendeu ainda que você está sozinho nessa idéia. Não faça isso, coloque no AMZ Mídia Industrial S.A. as informações sobre características de matrizes feitas pela companhia dizendo que as matrizes *podem* ser apresentadas assim, assado, cozido ou defumado e pronto. Não mais, por favor. Evite aborrecimentos para você e para os outros.

+ já invalidei e redirecionei o "AMZ Mídia". Agora o AMZ Mídia Industrial S.A. é a primeira opção que aparece no menu qdo alguém digita AMZ. Entendeu ou precisa desenhar?
    Pra ter uma idéia, o Specialty Records Corporation é a 52º opção do menu quando alguém digita SRC no prompt e nem por isso alguém teve a idéia de jênio de criar um "sub-label" SRC (XX) pra usar em Gass Mastered At.

• Show this post
    lbamaral
    já invalidei e redirecionei o "AMZ Mídia". Agora o AMZ Mídia Industrial S.A. é a primeira opção que aparece no menu qdo alguém digita AMZ. Entendeu ou precisa desenhar?

Perfeito, quando o usuário for preencher "Manufactured By", vai dar match certinho com a informação que ele tem lá na caixinha do CD.

Porém, quando ele estiver com a matriz do CD em mãos e for preencher "Glass Mastered At", na espectativa de dar um match no identificador "AMZ", ele não vai conseguir... enquanto não for adicionado um sublabel "AMZ (3)" para o label "AMZ Mídia Industrial S.A.", só isso que vai ficar faltando no banco de dados... paciência. Eu tentei promover esse match para o preenchimento do "Glass Mastered At", mas não deu muito certo.

• Show this post
    CesarMFM
    Porém, quando ele estiver com a matriz do CD em mãos e for preencher "Glass Mastered At" [...] ele não vai conseguir

Será?

• Show this post
    Gente, os Glass Mastered que temos separados são por conta exatamente de grandes duplicações que tornariam inviável juntá-las num só nome. O caso da Novodisc (que ficou com o esquisito Novodisc BR) foi simplesmente pq seria inviável juntar tudo em Novodisc. Ou, como já citado aqui, em casos onde diferentes empresas usavam uma mesma fábrica. Vejam que nos casos da Sony USA, estão TODAS em nome das empresas ou fábricas.

• Show this post
    O perfil foi atualizado.

• Show this post
    Muito legal! Ficou excelente, César.

You must be logged in to post.